RecomendoUma boa leitura

Watchmen

 

Obra-prima de Alan Moore e Dave Gibbons, publicada em 1986. Mostra-se o poderio do armamento nuclear que os EUA possui, através do Dr. Manhattan, responsável por um novo desfecho da Guerra do Vietnã: a vitória dos norte-americanos.

Rorschach, personagem fundamental da série, é responsável por investigar a morte do Comediante, anti-herói inconsequente que tinha colhões para fazer o necessário.

A narrativa é excelente, os personagens muito bem construídos e os quadros impecáveis, com ótimas ilustrações e jogos de cores. Alan Moore traz o universo fictício dos heróis e funde à realidade, mostrando problemas inerentes aos humanos, como por exemplo, quando o Comediante engravida uma vietnamita. Outra ótima construção de Moore é narrar uma história em segundo plano, um conto pirata, lido por um simples garoto, que é a personificação dos leitores sedentos por conhecimento e contos cativantes.

Esta HQ de temática madura, começou a conquistar um público mais adulto, pois os quadrinhos eram voltados mais para o âmbito infantil. Um dos 100 melhores romances, segundo a revista Time, Watchmen recebeu prêmios relacionados às HQs (Eisner e Kirby),  e ganhou também o prêmio Hugo, voltado à literatura em geral.

 

Comentários