RecomendoUma boa leitura

Eu estive aqui

Autor: Gayle Formam
Editora: Arqueiro
Páginas: 
240

Suicídio é um assunto que anda sendo muito discutido ultimamente. Abordado em 13 Reasons Why, o tema vem tomando também as manchetes dos jornais: o último caso foi do  Chester Bennington, vocalista da banda Linkin Park.

Eu estive aqui é um livro que fala sobre o suicídio, mas além de nos mostrar o que levou Meg a tirar a própria vida, ele nos mostra como todos que eram ligados a ela reagiram a isso.

Meg Garcia é a melhor amiga de Cody. Elas são amigas desde muito pequenas. Sabe aquela amizade inseparável, na qual tudo é compartilhado? A amizade delas era assim. Não à toa, eram conhecidas como unha e carne. No ensino médio, sonhavam em estudar juntas na faculdade. Pretendiam fugir da pequena cidade que nasceram para construir uma vida completamente nova em outro lugar. Mas, para Cody, as coisas não aconteceram conforme o planejado.  Filha de mãe solteira, não teve dinheiro suficiente para arcar com os custos.

Como não teve apoio da mãe, Cody acabou preferindo ficar na cidade e trabalhar como faxineira, para juntar uma grana e tentar realizar o sonho no futuro. Com isso, os caminhos das amigas acabaram separados. Com a diferença de vida e de pensamentos, a amizade das duas ficou resumida a praticamente troca de e-mails. Infelizmente, o último e-mail enviado por Meg não foi algo esperado por Cody. A novidade não era nada boa: ela havia tirado a própria vida.

O interessante da história é que, além de abordar os motivos que levam uma pessoa a se suicidar, também aborda o que essa atitude impacta na vida das pessoas que ficam. Cody e todas as outras pessoas que conheciam a Meg, íntimas ou não, passam por um exame de autoconsciência. Alguns dos pensamentos de Cody são tão dolorosos que é impossível não se colocar no lugar dela. Ela se sente traída e ao mesmo tempo culpada por não ter percebido que sua melhor amiga, aquela que ela achava conhecer, estava pensando em se matar.

Eu estive aqui é uma leitura muito interessante e até surpreendente. Super recomendo!

Comentários