RecomendoUma boa leitura

Piratas: Uma história secreta

 

Este livro, publicado em 2011 pela Editora Livros Escala, criação do escritor, jornalista e músico Fernando Moretti, narra a história dos temidos piratas e suas lendas, armas, mulheres e objetos pessoais.

Além dos piratas, são citados também os corsários, que tinham o apoio do governo para praticar pilhagens. Os mais famosos, como o Barba Negra, Capitão Kidd e Mary Read, a pirata mulher, também compõem este livro abundantemente ilustrado e de leitura descontraída. É evidente que o excêntrico Capitão Jack Sparrow, sucesso nos cinemas, também teria sua homenagem na obra.

Eles intimidavam qualquer um com suas bandeiras negras de caveiras e ossos; cada pirata possuía a sua, para serem identificados à longa distância por seus inimigos. A “carreira” deles era curta: alguns morriam bêbados ou em brigas violentas mas, mesmo assim, haviam compensações. Caso perdessem algum membro, eles eram indenizados com quantias de ouro ou até mesmo com escravos.

São citados também os piratas presentes na cultura pop: nos filmes (“Piratas do Caribe”, “A ilha da Garganta Cortada”, “Piratas”, “A ilha do Tesouro”, “Peter Pan”), nos livros, quadrinhos e na TV. Além disso, possui também o famoso código pirata e um glossário, que contém palavras de seu vocabulário e descrições dos utensílios utilizados no cotidiano deles.

Comentários