O que uma apaixonada por livros está achando de utilizar e-reader?

O recomendo de hoje não é de um livro, mas de um aparelho para leitura. E-reader é um leitor de livros digitas (e-books). Um aparelho pequeno, leve e simpático, que tem caído no gosto de alguns por sua praticidade. Com um visor feito para leitura, a iluminação é completamente diferente das encontradas em tablets e celulares e não incomoda a visão.  Há quem diga – embora eu não concorde – que ler um livro no e-reader assemelha-se há ler um livro.

Os apaixonados – e até viciados – por livros acham os leitores digitais algo completamente desnecessário. Não há folhas para folhear, não há cheiro de livro novo e não há a emoção de ir a uma biblioteca/livraria escolher o livro que deseja. Eu concordo completamente com eles, mas preciso dizer: Há lado bom em ter um e-reader.

Eu sou apaixonada por leitura. Quando estou sozinha, seja onde for, preciso ler para me distrair. Fico nervosa, por exemplo, quando pego um engarrafamento e não tenho nada para ler. O problema é que minha mochila vive pesada – trabalho + faculdade = dia todo fora de casa e a casa na mochila – e, por conta da recente crise de tendinite espinhal que tive, carregar peso foi proibido pelo médico.

Me vi desesperada, louca, sem saber como seria sobreviver nos transportes públicos e na hora do almoço sem um livro para devorarar. Na mesma época, meu namorado comprou um Kindle para ele e foi me manipulando, me mostrando como o bicho era interessante. Minha resistência foi diminuindo, diminuindo… E para acabar com ela de vez, ele me presenteou com um aparelho novinho em folha.

Logo na Black Friday, um monte de promoção de e-books na Amazon! Peguei vários de graça ou com preço muito acessível. Minha biblioteca ficou lotada em menos de um dia!

Agora. com um pouco mais de um mês de uso, já me sinto a vontade para contar minha experiência.

No inicio estranhei. Acostumada a utilizar tablet e celular, a falta de luz e de funcionalidades do Kindle me gerou uma estranheza absurda. Também senti falta da passagem de página, do cheiro de livros…  Mas, para minha surpresa, após acostumar, a experiência tem sido ótima!!!

Quando as pessoas falam que ter um leitor digital é prático, estão dizendo a verdade. O fato de poder levar todos os livros na bolsa é ma-ra-vi-lho-so. Você compra toda a saga e não precisa esperar chegar em casa para começar o novo volume. É como ter uma biblioteca nas palmas das mãos!

Claro que o leitor não substitui livros. Tenho várias sagas não terminadas que não sou nem louca de ler por e-book. A regra é clara: Se comecei  a ler no livro físico, vou terminar no livro físico! E, se li no Kindle, nada me impede de comprar o físico pra guardar.

Prós

  • Praticidade
  • Biblioteca nas palmas das mãos
  • Não cansa a visão
  • Vários livros gratuitos nos sites das fabricantes

Contras:

  • Não tem folha para folhear
  • Não tem cheirinho de livro novo
  • Não tem como emprestar os livros para os amigos (pode ser bom, se os amigos de vocês pegam os livros e não devolvem)
    (Posso resumir os contras em uma frase: Não é um livro físico. Ahahaha)

E vocês, utilizam algum leitor? Conte-nos o que achou!

 

Ah, não esquece de nos acompanhar também no Facebook e no Instagram.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *