O ano novo e suas tradições

 

Imagem relacionada

O ano está acabando e com ele chega aquela nossa grande dúvida: qual cor usarei na virada?

Pois é. Pode parecer uma grande bobagem, mas a maioria das pessoas se importa e muito com esses detalhes. E não são só as cores que são importantes. Há várias tradições no ano novo. Mas você sabe de onde elas surgiram?

Uso de roupas brancas

O costume de usar roupas brancas no Réveillon é bem antigo e tem suas origens no Candomblé. Na década de 70, os praticantes dessa religião tinham o costume de comemorar a virada do ano usando branco e jogando flores pra Iemanjá. Esse costume representava a paz e a purificação.

Resultado de imagem para ano novo pular 7 ondas

Comer uvas à meia noite

Essa tradição foi trazida para a América Latina pelos Espanhóis. Ela diz que é preciso comer 12 uvas exatamente a meia noite para ter boa sorte e prosperidade no próximo ano.

Pular 7 ondas

Essa é uma tradição de raízes africanas. O 7 é um número espirital na Umbanda e está ligado a Iemanjá. Já o mar é associado à purificação em muitas culturas. Mas lembre-se, é preciso pular as 7 ondas, à meia noite e fazendo 7 desejos. Só não se esqueça que não pode fazer de costas para o mar, pois isso traz má sorte com dinheiro.

Imagem relacionada

Comer porco x comer aves

Muitos acreditam que não se deve comer nenhum tipo de ave no réveillon, isso porque elas são animais que ciscam para trás e por isso, significam atraso de vida. Já os porcos são animais que fuçam pra frente e por isso não podem faltar no prato de quem deseja melhorar de vida e muita sorte.

Comer lentilha

A lentilha simboliza riqueza e fatura. Acredita-se que isso se deve ao seu formato achatado e redondo que faz com que se pareça com uma moeda. Por isso se você deseja dinheiro no ano novo, não pode deixar de comer esse prato na hora da virada.

Resultado de imagem para ano novo comer lentilha

Cores durante a virada

Apesar do branco ser a cor preferidas da maioria das pessoas, outras cores também tem seus significados. E dependendo do que você deseja pro seu próximo ano, é importante ficar de olho no que vai usar:

Branco: traz paz, calma, ordem, simplicidade, harmonia e estimula os sentidos. Significa inocência e pureza.

Dourado: traz sorte e riqueza.

Rosa: é a cor da feminilidade, da afeição e do romantismo. Deve ser usada por quem quer viver um grande amor.

Verde: traz vitalidade e confiança. Tem efeito calmante, relaxante e está ligado à harmonia e ao equilíbrio. É também a cor da fertilidade.

Amarelo: é a cor da prosperidade. Estimula o otimismo, a criatividade, a inteligência e é a cor ideal para quem quer trazer alegria para seus dias.

Laranja: significa movimento e espontaneidade. A cor estimula a sensação de calor e alegria, trazendo ótimas vibrações e disposição.

Azul: representa serenidade e segurança. Cor ideal para quem quer calma e confiança.

Vermelho: significa amor, elegância e requinte. Funciona como estimulante e melhora o ânimo de quem usa.

 

Curiosidade

Você sabe de onde vem a palavra Réveillon?

Réveillon vem do verbo francês réveiller, que significa “acordar”. No início, o termo era usado para nomear a a noite da ceia de natal e apenas posteriormente passou a significar a virada do ano. O que muita gente também não sabe é que o Réveillon é anterior ao Cristianismo. Persas, fenícios, assírios e gregos, já realizavam as suas celebrações de passagem de ano.

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *